segunda-feira, 14 de junho de 2010

Morfologia: variação da composição e estrutura de cada tipo de vírus.



Bacteriófagos

Os bacteriófagos são muitas vezes denominados por “Fagos” e consistem num pequeno vírus que infecta exclusivamente bactérias. Normalmente os fagos utilizados em clonagem molecular derivam do fago λ e dependendo da ação que este terá na bactéria é designado por lítico ou lisogénico. O que distingue estes dois tipos de fagos é a lise celular da bactéria infectada. No ciclo litíco o fago ao reproduzir-se provoca a morte da bactéria, enquanto no ciclo lisogénico o DNA do fago é integrado no DNA da bactéria replicando-se em conjunto, sem haver a lise da mesma. O tamanho dos fragmentos de DNA que se pretende clonar permite ainda diferenciar dois tipos de fagos. Caso o fragmento de DNA tenha cerca 15 kb o fago é denominado de inserção, caso tenha entre 20-25 kb é denominado de substituição.

Fonte:Engenharia Gentética


Adenovírus

O héxon (molécula de proteína do capsídeo), a base pentose (base da glicoproteína), e as fibras salientes (glicoproteínas) são as mais importantes proteínas do capsídeo, o que diz respeito aos genes transferidos. O héxon é a maior proteína formada de 20 faces triangulares do capisídeo viral. Os 240 héxons capsômeros do capsídeos são trímeros. As 12 vértices são formadas por capsômeros pentâmetos, um complexo de cinco cópias de bases pentâmeras, e três cópias de fibras. Cada capsômero pentâmero interage com cinco héxons capsômero, uma de cada uma das cinco faces que convergem no vértice. A fibra saliente provêm da fibra da base.


Fonte:Krackeler Scientific, Inc.


O Vírus da Gripe

Os vírus da gripe apresentam forma esférica e têm algumas características estruturais em comum. São constituídos por uma camada exterior ou invólucro e por um núcleo interno.

O invólucro (também designado cápside) é composto por uma camada de lípidos e glicoproteínas (complexos proteínas-hidratos de carbono). A característica mais marcante do vírus da gripe é o facto de o invólucro possuir cerca de 750 projecções de superfície, correspondentes às glicoproteínas hemaglutinina e neuraminidase. Estas moléculas são altamente imunogénicas, ou seja, têm grande capacidade estimuladora do sistema imunológico. Contribuem também para a virulência dos vírus da gripe.

O núcleo dos vírus da gripe é constituído por segmentos de ARN (ácido ribonucleico) associados a proteínas, conjunto denominado complexo ribonucleoproteico (RNP).


Fonte:Roche

Nenhum comentário:

Postar um comentário