sábado, 19 de junho de 2010

Curiosidades

Curiosidades científicas

Os vírus são dez mil vezes menores que as bactérias, eles não passam de material genético com uma capa de proteína. Alguns cientistas nem os consideram seres vivos, porque não têm metabolismo próprio: usam as células dos organismos que invadem para se reproduzir.


Depoimento do autor do vídeo:
Já havia lido um artigo na creation.com, escrito por cientistas criacionistas, que apresentam o vírus em detalhes, todas as evidências apontam para sua inexistência no período quando foram criadas todas as coisas, mas sim trata-se de nanotecnologia pura. Vírus não são vivos, são "programas" genéticos que se lidos pelas suas células, causarão dano, se não lidos, nada podem fazer e nem reproduzirem, pois não tem vida.

Fonte: Academia de letras Brasil

Polêmica: Vírus como Arma biológica



Mutações

Só o vírus da AIDS matou 25 milhões de pessoas nos últimos 20 anos - enquanto o da gripe espanhola eliminou o mesmo número em apenas 2 anos (1918-1919). Aliás, os vírus da gripe, como o influenza, são extremamente difíceis de controlar, por estarem constantemente em mutação.

As mutações podem ocorrer espontaneamente ou serem induzidas por agentes mutagênicos. substâncias químicas, tais como por exemplo, cafeína; álcool; inseticidas e fungicidas, presentes em vegetais e frutas, são responsáveis por uma parte daquilo que julgamos serem mutações espontâneas.
Os agentes mutagenicos dividem-se em três grupos: fisicos, quimicos e biológicos.


Fisicos
Radiação: - A radiação de alta energia (raios
gama, beta e alfa) causa mutações. A radiação do som é pouco concentrada em energia, porém, absorvida pelos tecidos vivos, converte-se em calor. Por sua vez, este pode aumentar a taxa de mutações. As radiações ionizantes (urânio) são naturais, mas responsáveis por grande parte das mutações.
Temperatura: Em determinados organismos a variação de ºC pode duplicar a taxa de mutação

Químicos
Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos: os hidrocarbonetos como aqueles presentes em qualquer tipo de fumo (tabaco principalmente), causam mutações no X.
Outros químicos: como por exemplo
arilaminas (corante industrial) no cancro da bexiga, aflatoxina (toxina de fungo presente em alguma comida bolorenta).
Irritação crónica: a irritação crónica com morte e divisão celulares constantes leva a uma maior taxa de mutações devido à maior probabilidade de erros no X quando a sua replicação durante a divisão celular. Como exemplos disso temos, a
Hepatite crónica por alcoolismo, a pancreatite crónica por alcoolismo ou a cistite crónica por infecção.
Cafeína: é um derivado da purina; várias purinas foram indicadas como substâncias que causam quebras nos cromossomas de plantas e bactérias. Por este motivo, sempre houve grande interesse pela cafeína por causa da grande quantidade que o homem civilizado ingere através do chá ou café.

Biológicos
Vírus: alguns vírus causam mutações no X. Alguns exemplos são o vírus
Epstein-Barr, que causa a doença do beijo, Papilomavirus que causa a verruga e o condiloma acuminado (cancros do pénis e colo do útero), vírus da Hepatite B e C.



Fonte:http://remindenirvana.blogspot.com/2007/03/mutaes-uma-transformao-dos-genes.html
Academia de letras Brasil

Tipos de vírus

Podemos ouvir falar apenas dos vírus biológicos, como aqueles que causam doenças em nós, humanos. Porém, não somos os únicos a sofrerem com os ataques dos vírus. As plantas também podem ficar doentes, reduzindo a fotossíntese, síntese protéica, respiração, compostos fenólicos e agentes controladores do crescimento; como consequência do aparecimento de manchas, alterações dos órgãos afetados, necrose, redução da produtividade e retardo do crescimento.



Lembre-se também que vírus de computador não é igual ao vírus biológico! Consistem em
pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando dados, seja capturando informações, seja alterando o funcionamento normal da máquina.

Fonte:Infowester e Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário